Vacinação de 1ª dose contra covid-19 em Trindade chega a 96% e de 2ª dose alcança 72% da população imunizável
01/12/2021 00:16 em Saude

Em alerta com a descoberta de nova variante do coronavírus, vacinação segue adiantada em Trindade. Orgãos envolvidos na imunização preparam Dia D da Vacinação para 11 de dezembro, mas até lá continuam em oferta doses para 1ª, 2ª e imunização de reforço (3ª dose) conforme chegam lotes de vacina na cidade

A vacinação contra a Covid-19 em Trindade atingiu 96% da população vacinável (acima de 12 anos de idade) com a primeira dose, 72% com a segunda dose ou dose única e cerca de 8,8% com a dose de reforço, que começou a ser aplicada há 12 dias naqueles que tomaram as duas primeiras há 5 meses ou mais.

E a descoberta da Ômicron, a nova variante (cepa) do coronavírus, o causador da Covid, acende a luz de alerta para a manutenção das medidas preventivas. Ou seja, permanece essencial o distanciamento social, manter o uso de máscara facial e de álcool 70% e, especialmente, a imunização, que é feita em Trindade sempre que chegam novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde de Trindade, Rogério Taveira, reforça que tomar a segunda dose é de fundamental importância para uma melhor imunização diante desse cenário de pandemia que persiste. “O que já está provado é que, quanto mais imunidade uma pessoa tiver, mais estará protegida do vírus”, diz.

Além disso, alerta ele, “com a descoberta de novas variantes, mais do que nunca a terceira dose é necessária para ajudar o corpo a reagir às intempéries que a mutação do vírus pode causar”.

O secretário de Saúde faz um apelo para que a cobertura vacinal garanta que Trindade permaneça em situação de controle da epidemia. “Estamos aí com essa variante vinda da África, e países de quase todo o mundo já têm cepas dele, então, vacine-se. Tome a terceira dose da Pfizer para ficar mais protegido. É fundamental que todos tomem a dose de reforço”, insiste.

Pessoas como a idosa Sebastiana Maria da Silva, que se imunizou nesta terça-feira (30.11) na Unidade Básica de Saúde do Laguna Park, têm sido receptivas ao alerta e ido atrás da dose de reforço. “Estou ansiosa para tomar logo”, dizia na entrada da UBS. Minutos depois, aliviada, deixou o local vacinada.

Esse trabalho para aumentar diariamente a cobertura vacinal em Trindade  envolve diretamente esforços do Grupo de Operações de Emergência em Saúde (GOE), ligado ao gabinete do prefeito Marden Júnior e presidido pelo assessor especial do gabinete, Cristiano Galino, junto da Vigilância em Saúde, e de demais órgãos da Secretaria Municipal de Saúde.

Tem sido assim, por exemplo, durante eventos com público, como a Feira Goiana da Beleza (Fegobel) que ocorreu de domingo até esta terça em Trindade. No local foi montado posto avançado de vacinação contra Covid. Da mesma forma ocorreu nos eventos alusivos ao aniversário de 101 anos de Trindade, em agosto, nas campanhas de vacinação à noite.

“Estamos usando todas as estratégias para aumentar a cobertura vacinal no nosso município”,  cita o superintendente de Vigilância em Saúde, Leonardo Izidório. A 3ª dose está sendo aplicada das 8 às 12 horas de segunda à sexta-feira, sem agendamento. É necessário cartão de vacinação, mais de 18 anos de idade e ter tomado a segunda dose da CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer há mais de cinco meses.

No caso dos imunizados com vacinas da Janssen, devem aguardar a chegada de novas remessas pelo Ministério da Saúde. Para tirar dúvidas, é disponibilizado o telefone 3506-7066 e 3506-1629. Veja os locais de vacinação de 3ª dose no quadro a seguir.


 

Fonte: Comunicação/Prefeitura de Trindade-GO.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!