Troca de Receita: Rosca da Rainha
14/04/2021 16:23 em Novidades

Receita de origem mineira que ganhou o gosto popular

A iguaria do Troca de Receita essa semana, é da nossa querida ouvinte e amiga Corina da Silva, ela nos ensinará a fazer uma deliciosa rosca caseira. A rosca é uma receita do século 19, que se tornou popular e conhecida, após a visita, à Minas Gerais, do Imperador Dom Pedro II, sua esposa, Dona Tereza Cristina e comitiva imperial. Os membros da corte vieram para Minas Gerais em 1881, e visitaram várias cidades e lugares interessantes da Região Central Mineira, como os santuários da Serra do Caraça e da Serra da Piedade.

         Foi na Serra da Piedade, que o casal imperial, experimentou uma quitanda que muito lhes agradou, entre tantas quintas mineiras que lhes foram oferecidas. Dona Tereza Cristina se encantou com o sabor de uma rosca, com massa adoçada com doce de leite e com cobertura feita com creme de manteiga. Essa rosca era feita nas fazendas em torno do Santuário da Serra da Piedade e muito apreciada na região na época e até os dias de hoje.

         Dona Tereza Cristina ficou encantada com o acolhimento e hospitalidade do povo da região e elogiou as quitandas e pratos típicos de Minas Gerais, que experimentou em especial a rosca, que tanto gostou. 

         Na época, era chamada apenas de rosca. Com o elogio da Imperatriz, mudou de nome. Naquela época, o povo não entendia o que era um imperador ou imperatriz, só sabiam que pertenciam à realeza e quem é da realeza, era rei, rainha e príncipes. Na imaginação popular, Dom Pedro II era rei e Dona Tereza Cristiana, rainha. Assim ficou, Rosca da Rainha, o nome da quitanda, em homenagem à Dona Tereza Cristina. Vamos à receita da Corina!

 Ingredientes:

1 Copo americano de açúcar cheio;

2 Copos americano de óleo;

2 kg de farinha de trigo;

4 Ovos;

3 Pacotes de fermento biológico seco;

Água morna.

Modo de Preparo:

Misture os ingredientes em uma tigela ou vasilha grande que você consiga mexer, acrescente água morna aos poucos até a massa pegar ponto de pão, sove bem a massa até que desgrude das mãos. Depois que ela estiver bem sovada e lisinha, faça as rosquinhas e deixe descansar até que dobre de volume. Leve para assar em forno a 180 graus, por 30 minutos ou até que esteja dourado.


Calda:

            A calda fica a gosto, ela pode ser feita com melado de açúcar ou com leite condensado e coco, polvilhado por cima das roscas já prontas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!