Troca de Receita: Macarrão de Panela de Pressão
22/04/2021 07:03 em Novidades

Conheça um pouco mais sobre a história do macarrão e prepare deliciosos pratos 

Está semana o troca de receita é mais que especial, a receita é da Anaira Léia Vieira, o macarrão de panela de pressão. Existem muitas dúvidas quanto à origem verdadeira do macarrão. Por ser um dos alimentos mais populares em todo o mundo e presente na alimentação do ser humano há milênios, muitos povos reivindicam o título de inventores desta deliciosa massa. Entretanto, os fatos que envolvem seu nascimento ainda são um grande mistério.

Uma referência mais próxima do ocidente está no Talmud de Jerusalém, o livro que traz todas as leis judaicas, do século 5 a. C. Nele é mencionado um alimento de nome itriyah, muito usado pelos antigos hebreus, uma espécie de massa chata usada principalmente em cerimônias religiosas.

Já na Roma antiga, no século 7 a. C., comia-se uma papa de farinha cozida em água, chamada pultes; Se acrescentado legumes e carne era chamada puls púnica; com queijo fresco e mel, puls Julia. É o primeiro relato de um mesmo prato cujos nomes variavam de acordo com os ingredientes.

A versão mais aceita pelos historiadores faz referência aos árabes, que seriam os verdadeiros pais do macarrão. Eles chamavam o macarrão de itrjia, usando-o como uma massa seca, para que se conservasse bem nas longas travessias pelo deserto. O macarrão foi levado para a Sicília no século 9, quando os árabes conquistaram a maior ilha italiana. Nesse mesmo período, a Sicília tornou-se o centro mais importante do comércio, o que levou à disseminação do macarrão pelo mundo, sendo levado por navegadores genoveses a outros importantes portos do Mediterrâneo, como Nápoles, Roma e Viareggio.

Apesar das confusões quanto à origem do macarrão, é certo afirmar que, a partir do século 13, os italianos foram os maiores responsáveis pela difusão do alimento pelo mundo. Prova disso são as mais de 500 variedades e formatos distintos inventados para o macarrão. Uma das maiores contribuições dos italianos foi a incorporação da farinha grano duro, um ingrediente nobre que permite seu cozimento correto, tornando a massa firme mesmo após cozida.

Com tanta história envolvendo o macarrão, é praticamente uma ofensa à humanidade errar em seu preparo, ou fazer um macarrão sem graça. Mas para facilitar ainda mais, a Anaira Léia Vieira vai nos ensinar passo a passo como fazer um macarrão de panela de pressão que fica uma delícia, confere a receita:


Ingredientes:

• 1 pacote Macarrão parafuso ou de sua preferência;

• Bacon, carne ou presunto;

• Meia Cebola

• Mussarela;

• Água;

• Meia lata de molho de tomate;

• Azeitona e milho a gosto;

• 1 caixa de Creme de leite;

• Temperos a gosto;

• Sal a gosto.

• Cheiro verde: salsinha, cebolinha e coentro

 Modo de preparo:

Em uma panela de pressão refogue o bacon ou a carne, e a cebola, em seguida adicione o macarrão e o molho de tomate, misture levemente sem deixar quebrar o macarrão, após isso coloque água até cobrir o macarrão, tampe a panela e deixe cozinhar, após ter pegado pressão espere 3 minutos e desligue o fogo. Abra a panela e acrescente o creme de leite, a azeitona, presunto, milho, a mussarela, sal e os demais temperos a gosto. Por último acrescente o cheiro verde e deixe engrossar com a panela destampada, após engrossar desligue o fogo e sirva.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!